Deus já havia preparado Josué antes de Moisés morrer. Deus disse: “Moisés é morto, levanta-te agora”.

Deus sabe para qual momento estamos sendo preparados, e vai chegar o dia em que Ele irá chamar-lhe e impor-lhe para que se levante e passe o Jordão. Amado, transponha as dificuldades, incapacidades, inseguranças e o medo de ser usado por Deus. Deus disse a Josué “Como fui com Moisés, assim serei contigo”.

Quatro vezes aparece no capítulo primeiro de Josué a expressão: “esforça-te e tende bom ânimo”. Nós precisamos estar animados para assumirmos a responsabilidade quando Deus nos chamar. É provável que Josué não se achasse a altura de substituir Moisés, mas Deus insistiu para que ele se animasse, e Deus insiste com você, se anime! Há um ditado de um jornalista cristão chamado Fausto Rocha, que diz: “Não sejas insubstituível, pois se assim procederes nunca serás promovido”.

Acredite antes das coisas começarem a acontecerem. Josué disse: preparai comida porque dentro de três dias passareis este Jordão. A igreja de Deus vai precisar de uma nova liderança, que saiba substituir os que estão indo. Que possamos estar prontos, com humildade, devoção e temor a Deus.

“O mundo está mais preparado para ouvir o evangelho, do que os cristãos para pregá-lo. Por esta causa, devemos buscar a capacitação no Senhor, pois, a partir daí, muitas oportunidades virão até nós, mas, o que seria do povo de Israel se Josué não estivesse preparado?"

Joomla SEF URLs by Artio