Cesino Bernardino

Cesino Bernardino nasceu no dia 29 de novembro de 1934 na cidade de Imbituba em Santa Catarina, filho de Bernardino José Cândido e Teodoria Maria dos Santos. Aceitou a Jesus Cristo, com 13 anos de idade, sendo batizado no Espírito Santo no mesmo mês e, nas águas, no ano seguinte em 1948.

Aos 28 anos de idade foi ordenado ao presbitério ainda em Imbituba pelo então pastor presidente Hilário da Costa, e dois anos depois, resolveu dedicar-se ao ministério em tempo integral, a convite do pastor João Ungor, em Urubici, filiando-se à CIADESCP, quando abandonou suas atividades profissionaisde mordomo. Em 15 de Janeiro de 1971 foi consagrado ao ministério pastoral, também pelo pastor Ungor.

Em um breve histórico de sua trajetória pode-se destacar que, em 15 de janeiro de 1971 foi consagrado pastor pelo Pr. João Ungor, em Urubici. Na direção de igrejas foi responsável pelos seguintes trabalhos: Urubici, de 1967 a 1971, subordinado ao Pr. João Ungor; Canoinhas, já como pastor presidente, de 1971 a 1973; Balneário Camboriú, por um ano, em 1974; regressou a Urubici em 1975; Jaraguá do Sul também por um ano, em 1976, vindo, em seguida, para Camboriú, onde assumiu como pastor presidente, em reunião presidida pelo Pr. Pedro Cardoso, em 25 de janeiro de 1977.

Álbum de Fotos

Seu ministério, devidamente alicerçado na rocha, que é Cristo, sempre foi profícuo e permitiu que o trabalho prosperasse de maneira maravilhosa, como não poderia deixar de ser, já que estava sendo executado por alguém realmente comprometido com o Evangelho, alguém cujos traços são o solo onde a verdadeira liderança cria raízes. Dentre os muitos obreiros formados pelo Pr. Cesino durante sua gestão conta-se quase setenta pastores, além de centenas de presbíteros e diáconos. Muitas foram as realizações levadas a efeito em nosso campo eclesiástico por intermédio desse valoroso servo de Deus, com destaque especial para a criação do departamento de missões Gideões Missionários da Última Hora, em 1980, do qual foi presidente até o último dia de sua vida. Sem preocupar-se apenas com o espiritual, a assistência social também era seu objetivo, pois Gideões presta atendimento aos doentes e necessitados, chegando até eles, seja através dos rios da região amazônica, seja nos sertões brasileiros, haitianos ou africanos. Onde há fartura de água, utilizamos nossas embarcações motorizadas, inclusive nosso barco odonto-clínico Gideão VI, onde atendemos desde a parturiente até tratamentos dentários, além de doação de roupas e brinquedos; já no semiárido, auxiliamos no fornecimento d’água e até abertura de poços.
Pastor Cesino Bernardino conhecido como um dos maiores incentivadores da obra missionária e da plantação de igrejas no Brasil e no exterior, morreu em 30 de julho de 2016, aos 81 anos, deixando um legado de 63 projetos missionários, espalhados por 19 estados brasileiros e 43 nações. Foi casado com Pedra Ana de Abreu Bernardino (in memoriam) e Elba Pignatari Bernardino. Pai de Rute, Rubens, Raquel, Rode, Reuel, Benaia e Jonas. Foi sogro de João Amaral (in memoriam), Juçá, Gedilson, Antonio, Geane, Miriam e Silvana. Avô de Ezequias, Enéias, Elizama, Alexandre, Alison, Jaqueline, Janaína, Jamilli, Moisés, Maicom, Kessyane, Rayssa, Cesino Neto, Eliezer, Jedson e Leonardo. Bisnetos: Jennifer, John Victor, Isabella, Kelmer, Jacob, Ethan Gabriel, Anabela, Kemilly, Victor Hugo, João Vitor, Maria Eduarda, Luiza, Benjamim, Noah e Zoe. Este homem de Deus deixa saudades e a certeza do dever cumprido.