Esperança na Savana: Evangelizando e Transformando Vidas entre o Povo Massai

Cerca de 07 (sete) anos atrás chegávamos para evangelizar a tribo Massai. Foi através do furo de um poço que conseguimos entrar no convívio deles, já que se trata de uma tribo extremamente isolada e a construção deste poço foi a ferramenta que Deus se apropriou para dar início a evangelização nesta tribo.
“O povo Massai chegam a 1 milhão de pessoas, vivendo entre o país do Quênia e da Tanzânia e são essas por pessoas que estamos lutando para alcançar para o Senhor Jesus.

A Tanzânia é um país de língua inglesa e também do dialeto suailion. Esse dialeto é usado em 7 países na África. O povo Massai ocupa uma região com cerca de 3.000 km². O sustento vem da caça e do pastoreio de animais”. Fonte Wikipedia.

O Projeto Escolar na Tanzânia

Além do Projeto arroz com feijão, que alimenta muitas crianças nas províncias de Moçambique e na Tanzânia, existe também o Projeto da Escola de alfabetização, em uma das aldeias da tribo Massai. A escola se localiza no meio da savana africana, onde nossos missionários conseguem atender no momento entre crianças e adolescentes, cerca de 105 alunos. Nosso objetivo é alfabetizar e evangelizar este povo tão carente de ajuda e de resgate espiritual. Neste local, além de todos os desafios habituais como a fome e sede, situação precária das aldeias, a barreira cultural, os nossos missionários enfrentam um perigo muito eminente, os animais selvagens que existem na savana africana. A exemplo disso, não se pode deixar de maneira alguma uma criança sozinha sem a companhia de um adulto, pois as hienas costumam ataca-las. As mulheres Massai que saem para ganhar seus filhos e terminam ganhando eles entre as rochas, por causa da longa distância entre sua tribo e o hospital, sofrem também com esse perigo, pois podem atrair animais selvagens, por causa do cheiro dos dejetos que ficam do parto, e correm o risco de ataque desses animais.

São grandes os desafios meus amados irmãos! Porém nossos missionários não se acovardam, eles seguem enfrentando todos esses obstáculos para conduzir esse povo até a Deus.

Hospital na selva da Tanzânia

Para atenuarmos o sofrimento do povo Massai, que sofrem com grandes baixas em morte neonatais, que o pastor Ronaldo Eugênio e seus obreiros, missionários dos Gideões, iniciaram uma campanha ousada e corajosa, a construção de um hospital-maternidade em plena savana africana. O hospital está localizado na província de Morogoro, na Tanzânia, cuja a pretensão é atender cerca de 300 aldeias Massai.

Meus amados irmãos, as dificuldades são muitas e nesse momento são vários focos emergenciais dentro dos nossos projetos missionários. O Espírito de Deus nos convoca para que amemos mais, para que oremos ainda mais, pois só assim o Senhor continuará revelando a sua vontade. A expansão do reino sempre começa primeiro dentro de cada um de nós! Que o Senhor possa honrar a sua semente de amor e fé, em nome de Jesus!