Gideões perfura o segundo poço artesiano na serra bonita no sertão da Paraíba

Realmente é muito importante não desistir, quando se tem uma missão e no primeiro momento não se alcança êxito.

Assim estava acontecendo conosco. Na primeira perfuração do poço não tivemos a alegria de ver água brotando no sertão. Mas, seguimos firmes no propósito e recebemos de Deus a resposta. Depois de 46 metros perfurados na segunda tentativa podemos glorificar a Deus por permitir jorrar 500 (quinhentos) litros de água por hora.

Então partimos para mais um desafio. Tivemos a manifestação de um jovem da serra bonita, chamado Marcelo. Já conhecíamos de outras viagens ao sertão. Um moço sempre disposto a ajudar comunidade. E mais uma vez ele toma uma atitude altruísta. Prontamente fez a doação de seu terreno para a perfuração do poço artesiano. Marcelo entendia que não só sua família seria beneficiada, mas toda a comunidade.

Então toda nossa comitiva e os técnicos da empresa Água Viva começamos os trabalhos. E juntamente conosco muitas pessoas da comunidade.

A notícia já tinha se espalhado no sertão. Na noite anterior participei do culto na Assembleia de Deus Missionária, onde o Pastor é o nosso Missionário Marquinho, mantido pelos Gideões Missionários da Ultima Hora. Da creche dos Gideões onde estávamos hospedados se ouvia um culto avivado, um verdadeiro pentecostes. Pude glorificar a Deus ouvindo nossos irmãos do sertão cantando e dando palavras com muita unção demonstrando que realmente estão crescendo espiritualmente. Quando tive a oportunidade de representar o Pastor Cesino Bernardino, falei com muito entusiasmo que a água estava jorrando na terra deles. Neste momento os irmãos glorificavam a Deus sorrindo. Já falei no Programa Voz Missionária por telefone que a filmadora e maquina fotográfica não registram tudo o que estávamos vendo e ouvindo.

No outro dia antes de iniciar os trabalhos chamamos todas as pessoa que estavam a nossa volta. Formamos uma corrente de mãos dadas e clamamos a Deus. Queríamos ver mais um milagre em beneficio do povo da serra bonita.

A máquina foi acionada e então começamos a cantar. Durante os trabalhos do dia, entrevistamos algumas pessoas conhecendo um pouco mais da vida do sertanejo. A toda hora varias pessoas vinham timidamente assistir os trabalhos. De longe se ouvia o barulho da maquina perfurando as rochas. Algumas pessoas procuravam uma sombra para acompanhar tudo de perto. Outras não se importavam com o calor, o sol forte do sertão. O que eles queriam na verdade era ver água brotar.

Na outra matéria falei da irmã Zumira. Novamente ela nos surpreendeu. Convidou-nos para ir até a casa onde mora e depois de uma boa conversa fomos presenteados com uma galinha. Nossa querida irmã estava expressando sua gratidão mais uma vez pela bênção da água. Considerando seu gesto, as missionárias de Cariacica – ES preparam a galinha para o nosso almoço.

Veio a tarde e a busca pela água continuava. O dia se findou, mas a esperança estava viva em nossos corações. Os técnicos da Empresa contratada estavam cansados, pois já eram vários dias de trabalhos.

Na verdade percebíamos uma batalha espiritual. Então retornamos a cantar e orar a Deus em meio a escuridão da noite. Eram praticamente oito horas da noite quando se ouviu o barulho da água. Glória a Deus. As orações foram respondidas. Deus é fiel. Foram 40 metros perfurados jorrando 300 (trezentos) litros de água por hora. Embora a água seja salgada podemos afirmar as pessoas da serra que a instalação de um aparelho desanilizador deixará a água boa para o consumo.

Interessante quando a água fez barulho percebemos a movimentação de um jegue. O animal tinha diferenciado o som da água e veio até o poço para matar sua sede.

Lembro-me que ao subir a serra bonita juntamente com Missionário Luciano Caetano, encontramos na estrada o menino Julio Cesar. Estava enchendo algumas latas de água que havia ganhado. As fotos comprovam a contaminação da água. As irmãs de Julio vieram lhe ajudar a carregar a água para casa. Ficamos com aquela imagem das crianças carregando lata de água cabeça subindo o morro com muita dificuldade devido o peso.

Louvamos a Deus pela vida dos irmãos da SEMADEF II de Cariacica- ES (missionária Aparecida, seu esposo Genilto e as demais missionárias; Nilda, Ozenira, Alcione e Cléia) que não mediram esforços pra chegar ao sertão. Em parceria com os Gideões Missionários da Ultima Hora estão ajudando a mudar a história, a vida do povo sofrido e esquecido do sertão.

Além do trabalho de evangelização, estamos melhorando a vida de quem sofre e necessita de ajuda. E como registra a bíblia em Salmos 41 “Bem-aventurado aquele que ajuda ao pobre…”.

A partir desta data as famílias do sertão terão mais alegria em poder beber da água que Deus fez brotar da própria terra onde vivem. Quem diria em pleno sertão vivendo uma das piores secas da história. Deus demonstra seu amor e socorre os que a Ele clamam.

Pb. Hueslen Ricardo Santos.
2º Secretário GMUH.